sexta-feira, 17 de abril de 2015

Quanto ganha uma pessoa que trabalha com blogs e sites?



Muitas pessoas 
me fazem esta pergunta. 
Isto depende de muitos fatores.



Isto depende muito do conteúdo do blog ou do site. Por exemplo, um dos meus blogs, o Redafácil, vem alcançando um crescente sucesso de público por ser dedicado a algo muito importante para todas as pessoas. Ele contém "dicas" para melhorar os níveis de redação, informações sobre todos os tipos de redação que existem, as finalidades de cada um desses tipos de redação, etc. É um blog que contém tudo sobre redação. É um blog voltado principalmente para a prática de redações no Brasil mas, como as técnicas de redação são praticamente as mesmas em todos os idiomas ou pelo menos na maioria deles, o Redafácil, que já completou cinco anos, vem obtendo cada vez mais acessos também de internautas de vários países, especialmente dos Estados Unidos, Portugal, Itália, França e Alemanha.
Para isto, não basta que o Blog seja interessante para as pessoas. É preciso que ele sempre seja divulgado. Eu divulgo o Redafácil e todos os meus blogs sempre através de outros blogs (como este, por exemplo), do Facebook, do Twitter, do Linkedin, cada vez que faço uma postagem. Obviamente, sempre digo toda a verdade sobre eles. Quando digo que o Redafácil, o Ciência & Vida e os demais (veja os links para todos eles aqui: Websites de Elias Alves), isto pode ser comprovado pelo número de visitantes diários, que o Blogger veicula através do próprio blog, e pelas cidades e países onde os leitores estão, mostrados através de mapas estatísticos do "Whos.amung.us", que aparecem nos próprios blogs.
Para quem pretende começar a trabalhar desta forma, eu recomendo o seguinte:
Evite publicar coisas sobre sua vida pessoal, o que você gosta, etc. Lembre-se que, se você publica algo, você quer que esse algo seja lido por outras pessoas. Portanto, o conteúdo precisa ser algo que outras necessitam. Precisam ser informações úteis e importantes para todos, como algo nas áreas de saúde, economia, tecnologia, etc. Podem ser também conteúdos sobre fatos curiosos que geralmente atraem as atenções pessoas: fatos históricos, descobertas científicas, fenômenos astronômicos, etc. Outro fato importante: seu blog ou site está na internet, o que faz com que ele possa ser acessado por pessoas em qualquer lugar do mundo. São pessoas de países, culturas e religiões diversas. Portanto, é necessário o máximo cuidado para usar corretamente as palavras e expressar as ideias sem causar interpretações equivocadas. 
Se publicar algo sobre economia, saúde, etc., lembre-se que esses são temas delicados, cujos conteúdos só podem ser publicados se forem confirmados como verdadeiros por profissionais especialistas nesses assuntos. Por exemplo, se o que você publicar for algo relacionado a medicamentos, alimentação ou qualquer coisa que tenha a ver com saúde ou doenças, é preciso publicar o nome e a especialidade do médico que lhe deu tal informação, onde ele trabalha, etc. Se você publicou algo baseado em informações que você leu em outro site, publique também o link para que o leitor possa acessar esse site. Se encontrou a informação num livro, informe o título do livro e pelo menos o nome do autor. Se a encontrou numa revista, é necessário informar o nome da revista, o número e a data da edição (se for uma revista mensal, informe o mês e o ano). Tudo isto é necessário porque se você não for um profissional de comunicação, está usando a internet, que é o mais poderoso veículo de comunicação; portanto, tem que obedecer a todas as mesmas regras básicas relacionadas à ética que um profissional de comunicação precisa seguir.
"O valor que eu ganho depende de quantas pessoas leem meus blogs?" - Sim, porque meus ganhos dependem de quantas vezes as pessoas acessam meus artigos e/ou clicam nos anúncios veiculados através deles. Porém, se você quer saber exatamente quanto um "blogeiro" ganha, assista ao vídeo acima. A jovem que aparece nele fala principalmente a respeito do quanto ganha quem trabalha usando o Youtube, mas tudo que ela diz é verdade e se relaciona também a trabalhos realizados através de quaisquer sites e blogs. Prestem bastante atenção ao que ela diz e sigam os conselhos dela. Isto com certeza será importante para vocês. Palavra de quem já tem a experiência sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário