segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Você mantém seu fluxo de caixa atualizado?

Ou melhor:
você sabe
o que é 
"fluxo de caixa"?


Sempre que eu assisto uma palestra sobre "empreendedorismo", quando o palestrante pergunta aos presentes se eles costuma atualizar seus fluxos de caixa com a frequência necessária, muitos não respondem. Entre os que responsem, há sempre os que entram em outros assuntos mas não respondem ao que foi perguntado. Ou seja: demonstram que não sabem o que é "fluxo de caixa". Esta é uma atitude muito comum entre as pessoas que assistem a estas palestras porque estão interessadas em iniciar negócios próprios. É claro que quem ingressa em suas próprias atividades econômicas nessas condições dificilmente será bem sucedido, especialmente em tempos de crise financeira - e, cá entre nós, uma crise financeira pode ser mais grave ou menos grave, mas nunca deixa de existir. Além disto, num mundo cada vez mais globalizado, com a crescente formação de blocos econômicos, a tendência é facilitar cada vez mais a circulação de de produtos e serviços de cada país no mercado internacional. Portanto, quem pensa em iniciar um negócio próprio tem que começar a "pensar grande". Tem que começar, por exemplo, já se preparando para futuras expansões. Para isto, aprender desde já a manter o fluxo de caixa sob controle é fundamental.
O fluxo de caixa é o fluxo de dinheiro no caixa da empresa. É o montante recebido e gasto por uma empresa num determinado período (mês, semestre, ano, etc.), geralmente relacionado a algum projeto. É, por assim dizer, o contrário do orçamento. O orçamento é o cálculo do dinheiro necessário para períodos futuros; o fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro em períodos passados. Existem basicamente dois tipos de fluxos: o "outflou" ("saída de caixa" em inglês) e o "inflou" ("entrada no caixa"). A saída se refere a despesas de investimento e a entrada é o lucro resultante dos mesmos investimentos. O equilíbrio entre a saída e a entrada se verifica através de um aumento de vendas ou de uma redução nos custos de produção.
Para manter o fluxo de caixa atualizado, é preciso que se escolha um período de tempo para o estudo. Em seguida deve-se reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período e do total dos períodos em estudo. O terceiro passo recomendado é o agrupamento do total de custos nos períodos correspondentes aos estudados no segundo passo. Finalmente, deve-se somar os valores positivos do segundo passo com os valores negativos do terceiro e somar os acumulados de todos os valores obtidos. Nesta página do Sebrae, você encontrará orientações sobre como fazer uma planilha para o fluxo de caixa e como o calcular o fluxo de caixa de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário