sexta-feira, 11 de março de 2016

Ele Faturou R$ 42 Milhões Vendendo Asfalto em 2015.

A Único Asfaltos
vende asfaltos
em sacos
como os de cimento.


Jorge Coelho é um jovem empreendedor de 34 anos que, quando estava nos Estados Unidos, viu certo dia um operário tapando um buraco numa rua. Isto lhe deu uma ideia: conhecer melhor e importar a tecnologia que permite a aplicação de asfalto a frio. Após adquirir os conhecimentos necessários, Jorge, que já tinha experiência como comercializador de pedras ornamentais, fundou em 2005 a Único Asfaltos, especializada em vender asfaltos em sacos como os de cimento. Os preços variam de R$ 15,00 a R$ 25,00 (sacos de 25 Kg cada).
A aplicação do produto é feita a frio e sem o uso de equipamentos pesados, o que lhe permite ser muito indicado para obras de pequeno porte (veja mais detalhes sobre isto no site da empresa clicando aqui: Único Asfaltos). Jorge diz que o produto da Único Asfaltos tem um componente químico que evapora à medida que é compactado pelo peso dos veículos; com essa evaporação, o asfalto se solidifica e não sai. Seu negócio se tornou um sistema de franquias a partir de 2014, e atualmente é uma rede com 52 franquias e três unidades próprias. Em 2015, a empresa encerrou o ano com um faturamento de R$ 42 milhões. 
O asfalto é vendido em sacos de 25 kg, que custam de R$ 15 a R$ 25 cada, dependendo da região e da negociação. O público-alvo são construtoras, condomínios, estacionamentos, pátios de fábricas, governos, concessionárias de serviços públicos (como as de água e gás) e pessoas comuns que precisam fazer obras e reparos em propriedades particulares. "Há um mercado grande a ser explorado, porque as grandes usinas de asfalto não fazem serviços pequenos, de tapar buracos, por exemplo", afirma o empresário. "O produto tem um componente químico que evapora à medida que é compactado pelo peso dos veículos. Com essa evaporação, o asfalto se solidifica e não sai", diz Coelho. A aplicação do produto é feita a frio e basta usar apenas enxada, pá e compactador manual. Este é o principal detalhe que diferencia da aplicação do asfalto comum, que precisa ser aplicado a uma temperatura de 160°C e com rolos compactadores. Ele também possui usina de asfalto convencional e realiza grandes obras, como pavimentação de rodovias.

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