sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ducouro - Uma História de Sucesso

Estes são alguns dos modelos que a Ducouro fabrica.
Você pode ver vários outros no site da empresa.
Fotos: acervo da Ducouro
Tudo começou
quando um empreendedor
decidiu fabricar luvas.

Apesar da grave crise econômica que ainda exite no mundo - e, de maneira particularmente profunda, no Brasil - a indústria de calçados no Espírito Santo tem obtido avanços. Segundo a Gazeta Online, a exportação de calçados em território capixaba teve um crescimento de 8% em 2013 em relação a 2012, e desde então, aos poucos, esse índice vem aumentando. Os calçados são exportados principalmente para os Estados Unidos, Peru, México, Paraguai, Colômbia, Arábia Saudita, Angola e Bolívia. Nos Estados Unidos, vem se destacando mais recentemente os calçados produzidos pela Ducouro.  A fábrica se situa em Cariacica, município da Região Metropolitana da Grande Vitória. Suas atividades foram iniciadas em 1975, e hoje sua principal atividade é a fabricação de calçados de segurança. 
Uma mulher nos Estados Unidos
usando botas fabricadas pela Ducouro.
Foto: Acervo da Ducouro.
A história da Ducouro começou quando Arthur Vasconcelos Filho decidiu deixar de ser representante comercial para iniciar seu próprio negócio fabricando luvas de couro. Ele arriscou e obteve sucesso. Começou adquirindo seis máquinas de costura e contando com os trabalhos de sua mãe e duas funcionárias. Enquanto elas atuavam, ele percorria o mercado em busca de novos clientes. 
Veio a necessidade de investir mais, contratar mais pessoas (portanto, gerando emprego na região), porque os pedidos foram se avolumando para atender à demanda de clientes no próprio Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Começaram então as parcerias, e surgiu uma nova necessidade: atender às necessidades dos parceiros. Para isto, a Ducouro passou a se dedicar a um novo produto: botinas de segurança com sola de pneu. A partir de então, veio a necessidade de adquirir máquinas de costura específicas para a produção de calçados, o que logo foi possível e comemorado pelos colaboradores. 

Os modelos dos calçados são criados e desenvolvidos na própria fábrica. Para agilizar os processos de fabricação e modernização, a Ducouro adquiriu novas máquinas recentemente, novos funcionários foram contratados e mais dois novos tipos de produtos passaram a fazer parte de sua lista: capas de chuvas e uniformes profissionais. No site da empresa, cujo link está na legenda da ilustração no alto deste artigo, os interessados podem visualizar modelos de calçados para diversas atividades: agricultura, automobilismo, construção civil, eletricista, florestal, hospitalar, etc. Certamente você encontrará no site produtos adequados às suas atividades de trabalho e de lazer, sejam estas quais forem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário