Ele transformou
uma pequena empresa
de táxis aéreos endividada
na maior empresa
de transporte aéreo de passageiros
do Brasil.
uma pequena empresa
de táxis aéreos endividada
na maior empresa
de transporte aéreo de passageiros
do Brasil.
Rolim Adolfo Amaro foi um piloto de aeronaves e um dos mais admirados e respeitados empresários do setor de transporte aéreo do Brasil. Nascido em Pereira Barreto, no estado de São Paulo, em 1942, tornou-se piloto profissional ainda muito jovem, de táxis aéreos. Com seus talentos como piloto e como empresário, transformou a TAM (Táxi Aéreo Marília) na TAM (Transportes Aéreos Meridionais). Muito conhecido e admirado por artistas e especialistas em atividades culturais, o "Comandante Rolim" - como era carinhosamente chamado pelos amigos - era um grande incentivador da cultura. Muito cuidadoso ao contratar funcionários, conta-se que ele convidava o candidato a emprego para um almoço. Além dos atributos profissionais, o comportamento do candidato durante o almoço (modo de falar, sobre o que falava, a roupa que usava, etc.) era um fator determinante para a contratação.
No início de sua juventude, Rolim foi assistente de mecânico de automóveis, aprendiz de escrevente e office-boy de um banco em São Paulo. Entretanto, sua grande paixão por aviões lhe falava mais alto desde a infância. Isto o fez se inscrever num curso no Aeroclube de Catanduva (SP), que concluiu em 1958. Conseguiu seu primeiro emprego como piloto em Londrina, no Paraná, trabalhando para a Táxi Aereo Star. Iniciou suas atividades na TAM (Transporte Aéreo Marília), em Marília (SP), em 1962. Já casado, cansou-se de ser piloto de transporte de cargas e quis se tornar piloto de aviões de passageiros.
Quando trabalhava como piloto para a Vasp, Rolim foi convidado pelo Banco de Crédito Nacional, que possuía um avião Cessna para transportar valores para a Companhia de Desenvolvimento do Araguaia. Aceitou o convite porque o salário era suficiente pars adquirir seu primeiro avião próprio. Assim, ele adquiriu um Cessna 170 em 1966.
Dois anos depois, Rolim foi convidado para ser acionista minoritário da TAM, que então estava em situação financeira bem ruim. Aceitou o convite, depois comprou metade das ações da própria empresa em 1972 e se tornou seu diretor. Modernizou a frota, trouxe para a TAM os primeiros aviões equipados com radares no Brasil e inaugurou linhas regulares. Em 1976 a TAM, já tornada Transportes Aéreos Meridionais, já era considerada um fenômeno brasileiro.
Ao longo de sua vida a partir de então, o Comandante Rolim recebeu medalhas, condecorações e prêmios diversos. Foram muitas homenagens mais do que merecidas. Infelizmente, em 2001, um acidente com o helicóptero em que viajava a passeio causou sua morte nas proximidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
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