sexta-feira, 3 de julho de 2015

Coisas que um Empreendedor Não Pode Fazer na Internet

Mensagens "in box" nas redes sociais
e por e-mail
oferecendo produtos à venda e serviços
estão entre as coisas
que mais aborrecem
a maioria dos internautas.
Ofertas de serviços e produtos à venda
em mensagens privadas
ou por e-mail
contribuem muito
para a perda de clientes.



Hoje, no Facebook, encontrei uma mensagem dirigida particularmente a mim ("in box"), de uma pessoa que não conheço e nem sei quem é, disponibilizando-me uma prestação de serviços com seu nome, número de telefone para contatos, etc. Isto me serviu como inspiração para produzir este artigo. 
Agradeci pela mensagem recebida, pela forma cortês como o texto foi escrito. Entretanto, o ato me fez lembrar que há empreendedores que querem iniciar um negócio ou manter o que já realizam, mas ainda estão desorientados sobre como divulgá-lo. É preciso que o empreendedor perceba que ele não deve penetrar nos espaços dos possíveis clientes, deve buscar meios para fazer os possíveis clientes irem até ele.
Todos sabem que a internet vem sendo um veículo de divulgação muito amplo para todas as atividades profissionais e comerciais. No entanto, é preciso saber como usá-la. Enviar anúncios ou mensagens, mesmo para amigos pessoais, informando sobre os serviços ou produtos que você está realizando ou comercializando é uma péssima ideia. Geralmente a pessoa que verifica os e-mails e mensagens particulares nas redes sociais está à procura de mensagens importantes para ela naquele momento, e se aborrece por encontrar mensagens que não lhe interessam ocupando esses espaços. O mais provável é que elas classificarão essas mensagens como "spam" e as enviarão para a lixeira para, em seguida, eliminá-las de uma vez por todas mesmo antes de pelo menos lê-las. Depois disto, mesmo quando essas pessoas virem seus anúncios com seu nome ou sua marca nos meios adequados para eles, o mais provável é que elas se lembrem de você como "aquele chato que me envia mensagens que não quero", em vez de vê-lo como alguém que talvez esteja oferecendo o que elas querem ou até necessitam.
Outra forma muito errada de anunciar produtos e atividades é aquela em que você está tentando ler uma página qualquer da internet e, sem que você espere, um anúncio surge sobre o que você está tentando ler. Isto é uma grande falta de ética, e faz muita gente ficar aborrecida - e com toda razão, pois isto é o mesmo que aquela brincadeira de mal gosto que certas pessoas costumam fazer: você está em algum lugar lendo uma revista ou um livro, e vem alguém por trás, tapa-lhe os olhos ou coloca algo entre eles e o que você está lendo. É o que costumamos chamar de "falta de educação".
Para divulgar suas atividades, use sempre os meios convencionais que a internet já disponibiliza. Crie um blog como este, por exemplo. É gratuito e, como você pode constatar no mapa numa das colunas, é visto diariamente por pessoas em todas as regiões do país e em várias cidades do mundo. Se você criar um blog exclusivamente para expor seus serviços e produtos,  todas as pessoas interessadas em obtê-los os procurarão nas páginas de pesquisa (Google Pesquisa, Ask, Yahoo!, etc.), e todas essas páginas indicarão seu blog. É claro que indicarão também outros websites, mas é melhor você ter a possibilidade dessas pessoas acessarem o seu desta forma do que aborrecê-las com mensagens que elas não desejam.
Lembre-se também de que, se você enviar mensagens a seus amigos esperando que eles contratem seus serviços ou comprem seus produtos ou os divulguem para outras pessoas, isto não será suficiente para garantir o sucesso do seu negócio. Eles comprarão o que você pretende vender ou contratarão seus serviços algumas poucas vezes para ajudá-lo inicialmente, muitos prometerão mas nem todos farão pelo menos isto, alguns informarão sobre seu negócio a outros amigos mas nem todos estes se interessarão. Além disso, chegará um momento em que muitos deles já começarão a se sentir cansados de receber suas mensagens, mesmo que eles não lhes digam isto ou digam até o contrário.
Você pode também expor seus anúncios, por preços bem baixos, em blogs como este. Observe que, cada vez que você acessa esta mesma página, você vê anúncios diferentes, mas sempre vê anúncios. Isto quer dizer que nunca deixa de haver anúncios aqui, o que significa que a divulgação traz aos anunciantes o resultado desejado. Para saber o que você deve fazer neste caso, acesse a página do Google e, no espaço para pesquisa, digite "AdSense", clique em "Pesquisa Google"  ou "Estou com sorte".

Também com o objetivo de que os profissionais de qualquer área ou pessoas que exerçam qualquer atividade comercial não enviem mensagens "in box" incômodas, O Facebook, atualmente a rede de relacionamentos mais usada no Brasil (e na maioria dos demais países do mundo), permite que o usuário crie uma "Fan Page". É uma página com objetivos profissionais e comerciais, criada gratuitamente, para que o usuário a utilize para divulgar suas atividades profissionais e comerciais. Nesta página, ele pode postar vídeos, fotos, textos e todas formas de veicular suas atividades e produtos. Em seguida, ele pode enviar convites para que as pessoas conheçam e "curtam" sua página.  
Existem muitos outros meios, na Internet, para você divulgar seu negócio com custos bem baixos e até mesmo gratuitamente. Procure-os e use-os. É muito importante você lembrar que você tem que fazer os clientes virem a você, sem você ir a eles por meios que eles não esperam. Por isto, suas mensagens "in box" ou por e-mail, principalmente (mas não só) para pessoas que nem lhe conhecem tem muito mais probabilidades de causar o seu fracasso do que o seu sucesso. Resta ainda o fato de que tais mensagens constituem atitudes contra a ética. Para saber mais sobre isto, leia aqui.

Fotos: Arquivo Google.

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