sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Franquia compacta - uma boa alternativa em tempos de crise?

A franquia
pode ser uma grande solução em muitas situações,

mas nem sempre 
é garantia de sucesso.


A franquia é uma técnica de administração cujo propósito é um sistema de venda de licença em que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de sua marca, patente, infraestrutura, etc., ed o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Leia mais sobre isto aqui. Entretanto, são muitas as histórias de sucesso. Mas não acredite quando disserem que um franqueado trabalha menos do que um assalariado. Ninguém obtém sucesso sem trabalhar muito. Também não é verdade que numa franquia a liberdade para inovar é menor. Em qualquer setor, se a pessoa obteve sucesso, foi porque inovou. Ninguém é bem sucedido na vida sem trabalhar muito e sem inovar constantemente.
Delivery
Food Truck
Loja em contêineres
Como muitas pessoas estão tentando iniciar seus próprios negócios para fugir da dependência de emprego e, ao mesmo tempo, tentar superar os problemas causados pela atual crise financeira que os brasileiros estão tendo que enfrentar, está crescendo no país a procura por "franquias compactas". Assim são chamadas as franquias de baixo investimento. Mas será que os preços delas são o fator mais importante?
Quem responde a esta pergunta é o diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cláudio Tieghi. São franquias compactas os modelos enxutos como delivery (sistema de entregas em domicílio), food truck ( lanchonetes e restaurantes em caminhões), lojas em contêineres, etc. Elas têm sido apontadas como excelentes formas de vencer em plena crise econômica, mas Cláudio faz um alerta: "O preço não deve ser o principal ponto a ser avaliado", ele diz. Ele explica que a busca por franquias (compactas ou não) já aumenta sempre que há previsões de instabilidade econômica por se tratar de um modelo de negócio que tem dado certo para muitos empreendedores. "As redes também procuram diminuir o capital necessário para começar o negócio para se adequar ao cenário econômico, com modelos compactos de lojas, quiosques e carrinho, por exemplo", diz. As franquias de prestação de serviço (limpeza, manutenção de computadores e eletrodomésticos, etc.) já surgem com a proposta de baixo custo. Cláudio explica que estes tipos de franquias facilitam o investimento mais baixo porque não exigem ponto comercial.
Por outro lado, Cláudio Tieghi diz que o gasto médio dos clientes dessas microempresas também tende a ser menor. Por isto o retorno do investimento pode demorar tanto quanto ou mais do que o de uma franquia convencional. Em situações assim, o investidor que não tiver experiência anterior em gestão de negócios deve procurar treinamentos e suporte oferecidos pela rede antes de assinar qualquer contrato.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário