Atualmente gente na padaria atualmente não significa poucas vendas. |
comodidade em comprar sem sair de casa
ou do trabalho,
as duas ou qualquer outra razão.
O fato é que até as padarias estão, cada vez mais, se tornando "virtuais". Acredite, se você vai à padaria e vê cada vez menos pessoas fazendo compras, o mais provável não é que as pessoas estejam comprando menos. É que muita gente está optando pela comodidade de comprar até pães e outros produtos através da internet.
As padarias fazem parte de um setor da economia chamado "secundário". É o setor da economia relacionado à transformação da matéria prima (produto vindo dos fornecedores, que constituem o setor primário) em produto final destinado ao consumo. Nos anos 1990, as padarias já eram são mais como antes e se tornaram semelhantes a lojas de conveniêcncias, sendo ao mesmo tempo padarias, panificadoras, confeitarias, e oferecendo até leites e seus derivados, refrigerantes, sucos, cafés (prontos e pós), etc. Algumas até servem café da manhã e/ou da tarde.
Como vocês devem ter notado, no parágrafo anterior eu disse "padarias, panificadoras...". Muita gente não sabe, mas uma padaria e uma panificadora são coisas diferentes, embora muitos desses estabelecimentos sejam as duas coisas. A padaria é o local onde os pães são vendidos e a panificadora é o local se faz a panificação (ou seja, onde os pães são produzidos). Muitas padarias são também confeitarias, ou seja, locais onde são produzidos e comercializados bolos e todos os tipos de alimentos doces, inclusive gelados como sorvetes e picolés.
Como todo tipo de mercado, o de panificação também passa pro processos de transformação para se adaptar aos novos comportamentos dos consumidores. Soma-se a isto a sempre existente necessidade de disputar a concorrência, inclusive porque hoje em dia também supermercados e mercearias produzem e vendem pães para atrair clientes que possam ao mesmo tempo comprar pães e aproveitar a oportunidade para comprar produtos que as padarias geralmente não oferecem (produtos de limpeza, utensílios domésticos, etc.). Soma-se também a isto o fato de que as pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras através da comodidade de fazer suas compras sem sair de casa mesmo se a padaria for "logo ali".
A padaria "virtual" continua sendo "real". Ou seja: ainda funciona num estabelecimento físico como sempre existiu. Para garantir o sucesso tanto como loja física quanto como loja virtual, o proprietário precisa:
A padaria "virtual" continua sendo "real". Ou seja: ainda funciona num estabelecimento físico como sempre existiu. Para garantir o sucesso tanto como loja física quanto como loja virtual, o proprietário precisa:
- Manter o padrão de qualidade e uniformidade do produto;
- Observar os aspectos legais que envolvem o empreendimento, tais como registros e inscrições nos órgãos públicos pertinentes;
- Preparar-se constantemente - através de cursos, etc. - para conduzir cada vez melhor o negócio através do desenvolvimento de suas habilidades gerenciais e da formação dos seus funcionários.
- Estar sempre adquirindo equipamentos modernos que gerem produtos com alta qualidade e baixos custos operacionais, tornando-os competitivos no mercado;
- Manter o padrão de qualidade no atendimento local e na entrega (sem demoras, com transporte adequado, incluindo nesses cuidados o uso de embalagens adequadas, etc.).
A qualidade tanto dos produtos como do atendimento transforma os consumidores em parceiros. Por isto, os fornecedores de matéria prima e as próprias padarias precisam compartilhar com os consumidores essa busca por mais eficiência e qualidade. Precisam saber deles quais são suas preferências, necessidades e meios mais fáceis para adquirirem seus produtos. Isto se chama "pesquisa de mercado", algo que é necessário em todo tipo de comércio.
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