terça-feira, 21 de julho de 2015

Nem os Pães Estão Sendo Vendidos como Antigamente.

Atualmente gente na padaria
atualmente não significa poucas vendas.
Medo de assaltos,
comodidade em comprar sem sair de casa 
ou do trabalho,
as duas ou qualquer outra razão.

O fato é que até as padarias estão, cada vez mais, se tornando "virtuais". Acredite, se você vai à padaria e vê cada vez menos pessoas fazendo compras, o mais provável não é que as pessoas estejam comprando menos. É que muita gente está optando pela comodidade de comprar até pães e outros produtos através da internet. 
As padarias fazem parte de um setor da economia chamado "secundário". É o setor da economia relacionado à transformação da matéria prima (produto vindo dos fornecedores, que constituem o setor primário) em produto final destinado ao consumo. Nos anos 1990, as padarias já eram são mais como antes e se tornaram semelhantes a lojas de conveniêcncias, sendo ao mesmo tempo padarias, panificadoras, confeitarias, e oferecendo até leites e seus derivados, refrigerantes, sucos, cafés (prontos e pós), etc. Algumas até servem café da manhã e/ou da tarde. 
Como vocês devem ter notado, no parágrafo anterior eu disse "padarias, panificadoras...". Muita gente não sabe, mas uma padaria e uma panificadora são coisas diferentes, embora muitos desses estabelecimentos sejam as duas coisas. A padaria é o local onde os pães são vendidos e a panificadora é o local se faz a panificação (ou seja, onde os pães são produzidos). Muitas padarias são também confeitarias, ou seja, locais onde são produzidos e comercializados bolos e todos os tipos de alimentos doces, inclusive gelados como sorvetes e picolés. 
Como todo tipo de mercado, o de panificação também passa pro processos de transformação para se adaptar aos novos comportamentos dos consumidores. Soma-se a isto a sempre existente necessidade de disputar a concorrência, inclusive porque hoje em dia também supermercados e mercearias produzem e vendem pães para atrair clientes que possam ao mesmo tempo comprar pães e aproveitar a oportunidade para comprar produtos que as padarias geralmente não oferecem (produtos de limpeza, utensílios domésticos, etc.). Soma-se também a isto o fato de que as pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras através da comodidade de fazer suas compras sem sair de casa mesmo se a padaria for "logo ali".
A padaria "virtual" continua sendo "real". Ou seja: ainda funciona num estabelecimento físico como sempre existiu. Para garantir o sucesso tanto como loja física quanto como loja virtual, o proprietário precisa:
  • Manter o padrão de qualidade e uniformidade do produto;
  • Observar os aspectos legais que envolvem o empreendimento, tais como registros e inscrições nos órgãos públicos pertinentes; 
  • Preparar-se constantemente - através de cursos, etc. - para conduzir cada vez melhor o negócio através do desenvolvimento de suas habilidades gerenciais e da formação dos seus funcionários.
  • Estar sempre adquirindo equipamentos modernos que gerem produtos com alta qualidade e baixos custos operacionais, tornando-os competitivos no mercado;
  • Manter o padrão de qualidade no atendimento local e na entrega (sem demoras, com transporte adequado, incluindo nesses cuidados o uso de embalagens adequadas, etc.).
A qualidade tanto dos produtos como do atendimento transforma os consumidores em parceiros. Por isto, os fornecedores de matéria prima e as próprias padarias precisam compartilhar com os consumidores essa busca por mais eficiência e qualidade. Precisam saber deles quais são suas preferências, necessidades e meios mais fáceis para adquirirem seus produtos. Isto se chama "pesquisa de mercado", algo que é necessário em todo tipo de comércio. 

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