terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A Comunicação Empresarial

Também conhecida 
como "comunicação corporativa",
engloba todos os funcionários
e todas as atividades
numa organização.



A comunicação empresarial ou corporativa é uma atividade estratégica das diretorias e presidências das empresas, mas engloba a supervisão das assessorias de imprensa, o planejamento, a implementação e a condução das ações de comunicação interna. Apesar do nome "comunicação interna", ela é destinada a todos os tipos de relacionamento com o público interno (funcionários) e com o público externo (clientes, outras empresas e a sociedade em geral) no âmbito corporativo.
"Corporativo" é tudo que se refere a uma corporação. "Corporação" é um conjunto de pessoas com ideias e ações que visem as mesmas finalidades. No âmbito empresarial, "corporação" é todo o conjunto de pessoas que trabalham para a empresa. É importante destacar os significados destas palavras para enfatizar que as atividades relacionadas à comunicação empresarial existem para salientar a necessidade da preservação da reputação de cada funcionário e de cada departamento, pois disto depende muito a reputação da empresa. Por isto a comunicação corporativa é um instrumento fundamental para assegurar uma estratégia coerente para envolver as partes interessadas (acionistas internos e externos).
Para isto são necessários alguns cuidados muito importantes com a imagem corporativa. Ou seja, com as marcas dos dos produtos e a marca da empresa, lembrando que cada produto tem sua própria marca específica e todas essas marcas são diferentes da marca da empresa.  Este é o principal motivo dos profissionais da área de comunicação empresarial quanto à qualidade da relação entre a empresa e seus próprios funcionários, e da empresa e dos funcionários com o público em geral e seus interlocutores. O "público em geral" na deve ser visto apenas como clientes, fornecedores ou parceiros, mas como uma sociedade que pode auxiliar (ou não) na preservação da imagem da empresa. Por isto os profissionais de comunicação empresarial precisam ser experientes jornalistas, relações-públicas ou publicitários.
São profissionais que precisam adicionar aos seus conhecimentos e às suas habilidades profissionais uma visão bem abrangente de mercado e do mundo dos negócios. Já existem no Brasil e em outros países empresas especializadas em prestação de serviços de comunicação empresarial. Internamente, também empresas em geral também têm conquistado importantes graus de profissionalização nessa área. Para saber mais sobre comunicação empresarial, leia aqui, aqui e aqui.   

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