segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Empreendedores Precisam ter Noções de Marketing

Numa agência do Banco do Brasil
em Vila Velha, ES,
um cartaz mostra um incentivo ao esporte
destacando a marca "Penalty".
O marketing
é um processo pelo qual
se determina
que tipos de produtos
ou de serviços
possam interessar mais
aos consumidores.


Por isto, é importante que as pessoas que pretendem iniciar negócios próprios tenham noções básicas de marketing. Essas noções são muito importantes para o planejamento de estratégias adequadas para comunicação com os clientes e com os fornecedores, para as vendas e para o desenvolvimento do negócio.
Inicialmente é preciso lembrar que marketing, propaganda e publicidade são três coisas diferentes. A propaganda é um modo específico de apresentar informações sobre o produto, a marca ou a empresa. A publicidade é uma atividade que envolve processos de difusão pública de empresas, marcas, produtos e/ou serviços através da propaganda. O marketing visa criar valores e garantir satisfação dos clientes inclusive através da publicidade e da propaganda. Essa criação de valores se dá, às vezes, por um processo que une marcas de diferentes produtos e serviços de diferentes empresas. Este é o caso do que mostra o cartaz na foto: a clientela vê o Banco do Brasil incentivando uma atividade esportiva e, ao mesmo tempo, divulgando a marca "Penalty", de artigos esportivos da empresa Cambuci, de São Paulo (SP). 

O marketing envolve um estudo completo de mercado, definições de estratégias para a propaganda, a publicidade e as vendas e uma série de outras atividades que visam a assistência pós-venda (por exemplo, análises sobre por que as vendas foram poucas ou foram muitas), cujos resultados servirão como base para os próximos planejamentos. É também através do marketing que são desenvolvidas as técnicas de preservação da fidelidade dos clientes e de como estes podem se tornar colaboradores para atrair mais clientes. Por isto o marketing tem se tornado um departamento muito importante para empresas de todas as atividades e de todos os portes. Somente um bom profissional de marketing é capaz de ajudar a empresa a atuar atraindo novos potenciais mantendo nos clientes já conquistados a impressão de que estes continuam sendo igualmente importantes para a empresa. Para saber mais detalhes sobre isto, leia os artigos publicados no Eticamark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário