segunda-feira, 15 de junho de 2015

Erros Frequentemente Cometidos por Prestadores de Serviços e que Devem ser Evitados

Um dos erros mais frequentes entre os prestadores de serviços:
dizer ao cliente
que qualquer outro profissional cobrará o mesmo preço.

(Foto: Arquivo Google)

 
São erros
que acontecem muito
quando alguém quer
consertos de um sapato, um aparelho de televisão, um computador, etc.


No setor de prestação de serviços, os procurados com maior frequência por uma grande clientela são os consertos de objetos como sapatos, eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, chuveiros, etc.), televisores, computadores, etc. Um dos problemas mais comuns é com relação ao horário: é comum, em bairros onde todas as atividades comerciais começam à oito horas, um cliente chegar ao local para solicitar o serviço e o profissional, geralmente o próprio dono do estabelecimento, ainda não ter chegado. No local de trabalho, é o profissional quem tem que esperar pelos clientes, não o contrário. Portanto cumprir o horário comercial habitual local é uma regra fundamental. Quando o cliente chega ao local e encontra o estabelecimento fechado, duas coisas podem ocorrer: ele vai embora e não volta mais porque pensa que o profissional que procurava não trabalha mais ali, e diz isto a outros amigos que, por sua vez, são prováveis clientes que o profissional perderá, ou permanecerá no local por mais alguns minutos, até o profissional chegar, solicitará pelo serviço desejado, mas nunca mais retornará e ainda dirá a outros amigos que ele não cumpre o horário e deixa as pessoas a esperá-lo. Isto é uma péssima propaganda para o prestador de serviço.
Outro erro grave é quando o prestador de serviço diz o preço, o cliente demonstra achar que é caro e o profissional lhe diz que, se procurar em outro local, verá que este é o mesmo preço que todos estão cobrando. Isto é demonstração de inaptidão para a concorrência no mercado. O profissional que quer conquistar mais clientes ou pelo men os manter os que já tem procurará fazer um serviço melhor por um preço um pouco menor do que o praticado pelos concorrentes. Isto deixará o cliente mais satisfeito, fará com que ele fala uma boa propaganda "boca-a-boca" indicando-o a amigos e parentes, e isto poderá significar bons lucros para o profissional. Além disto, é claro que realizar o melhor trabalho possível e cumprir o prazo de entrega já prometido não é apenas uma questão de qualidade profissional, é uma obrigação.
  

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