segunda-feira, 30 de março de 2015

"Empreendedorismo" e "Foco" - duas palavras usadas excessivamente.

Quem quer assistir a uma palestra
quer ouvir novidades.
Portanto, 

o palestrante
precisa sempre inovar suas apresentações.



"Atualmente o empreendedorismo...", "O empreendedor precisa ter foco...". Você, que é ou pretende se tornar um empreendedor, já deve estar cansado de ouvir essas coisas tão repetidas em palestras, conferências, entrevistas, artigos, etc. Você, que é palestrante, e com tanta frequência também usa as palavras "empreendedorismo" e "foco" em suas palestras, entrevistas, nos livros que você escreve, deve ter mais cuidado quanto a isto. Digo isto por várias razões, mas destaco duas:
Principalmente quando o assunto é empreendimento - coisa que ultimamente vem sendo chamada (isto é, muito chamada) de "empreendedorismo" - é preciso lembrar que as pessoas interessadas em ler ou ouvir falar sobre o tema estão buscando informações novas. Estão querendo ouvir algo que lhes traga orientações para inovação, pois também querem inovar em suas respectivas atividades. Entretanto, um palestrante que repete tanto as mesmas palavras que tantos palestrantes também já usam com frequência demonstra que não inova nem em suas próprias palestras. Quem ainda usa com muita frequência palavras como "foco" e "empreendedorismo" está se limitando muito o que outros palestrantes já vem fazendo há décadas.
A segunda razão que eu destaco é também muito fácil de ser entendida. A utilização tão frequente dessas duas palavras pelos palestrantes dá a muitos de seus ouvintes a impressão - verdadeira ou não - tem um vocabulário muito restrito. Dá a impressão de que ele não consegue encontrar outras palavras ou expressões que substituam "empreendedorismo" e "foco". No entanto, a língua portuguesa, por ter sempre muitas palavras com mesmos significados, facilita essas substituições.
No caso de "empreendedorismo", pode-se dizer, pelo menos de vez em quando, muitas outras palavras e expressões que tem o mesmo significado quando usadas no mesmo contexto. Por exemplo: estratégiaestratégia de negóciosgestãogerenciamentoplanejamento, etc. Até para garantir o entendimento mais fácil por parte de muitos ouvintes, é interessante evitar de usar a palavra para reduzir a oratória e usar literalmente sua definição. Por exemplo: em vez de dizer "o empreendedorismo", não é nada demais dizer "a habilidade para negócios", "a capacidade para realizar inovações", etc. Isto facilita as pessoas inclusive a entenderem que "empreendedor" não é apenas quem cria um novo negócio, uma nova empresa, etc., mas é também o funcionário que busca novas formas de desenvolver seu trabalho, etc.
No caso da palavra "foco", está ocorrendo a mesma coisa. Muitos são os palestrantes que a repetem cansativamente. Isto pode não ser cansativo para quem a diz, mas o é para muita gente que a ouve ou a lê quando está esperando ouvir algo novo. Dentro do tema "empreendimento", a palavra "foco" é muito utilizada por ver de seu significado em óptica - ou, sendo mais específico, em geometria óptica ou óptica geométrica: é um ponto de convergência de vários raios de luz originários de vários pontos. Isto significa que o "foco" é uma palavra empregada para significar a necessidade de uma pessoa concentrar toda a sua atenção ou a maior parte dela numa mesma coisa ou num mesmo objetivo. Pode-se também dizer, pelo menos de vez em quando, atençãomaior atençãodestaqueobjetivoênfasededicação maiorrelevorelevância, etc. Existem muitas palavras que podem substituir "foco", bastando apenas que o orador perceba qual delas está mais adequada para o contexto em que será empregada.
As palavras e expressões existem para serem usadas, e seus significados e vários sinônimos existem exatamente para evitarmos a repetição demasiada de mesmas palavras. Portanto, usem esses recursos que o próprio idioma que vocês conhecem desde quando começaram a aprender a falar e passaram a conhecer um pouco melhor nas escolas e nos cursos que vocês frequentaram. Entre outras razões, foi para isto que vocês estudaram. Agora, se vocês querem demonstrar que são capazes de ensinar algo a alguém, demonstrem o que vocês mesmos aprenderam. Se querem nos ensinar inovação, sejam vocês mesmos os primeiros a darem oi exemplo demonstrem-nos que sabem inovar pelo menos na linguagem utilizada em suas palestras e entrevistas. Não sejam tão repetitivos. 

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