A forma como você se veste, se comporta, fala,
o que você posta nas redes sociais online, são coisas que podem ajudar
ou prejudicar muito você mesmo.
As roupas, os sapatos que a pessoa usa, o corte de cabelo adequado, a barba bem raspada ou devidamente aparada, o vestido ou a calça comprida feminina adequados para a ocasião e o ambiente ajudam a formar uma aparência não apenas no sentido estético, mas de forma comprovar coerência. Não se deve, por exemplo, ir a uma entrevista para emprego ou para qualquer outra finalidade, numa agência bancária, numa empresa ou em qualquer tipo de organização, usando uma bermuda, mas também nem sempre é necessário usar um terno. As mulheres não devem usar trajes de gala para tais ocasiões, mas também não devem usar calças desbotadas. Quem vai a um baile de formatura precisa usar roupas que estejam em consonância com o que a maioria das pessoas usa nesses bailes.
Isto é só uma questão de aparência? Sim, mas é muito importante porque, nesses eventos, seja qual for a profissão que você exerce ou exercerá, podem estar presentes pessoas que futuramente poderão ser seus clientes potenciais. Uma roupa inadequada dará a eles a impressão de que você não se preocupa com a sua própria aparência. Aí vem um pensamento: "Quem não se preocupa nem com a própria aparência não vai se preocupar com as minhas necessidades; portanto, não é este o tipo de profissional que eu quero."O mesmo acontece com quem pretende conseguir um emprego. Para os clientes de uma empresa, a imagem do funcionário é um reflexo da imagem da empresa. Para o empregador, o funcionário que não se preocupa com sua imagem pessoal perante outras pessoas provavelmente não se preocupará com a imagem da empresa que ele representará perante os clientes. Portanto, não o contratará. Como eu já disse, a aparência pessoal não é tudo. Eis abaixo alguns dos quesitos - não dá para citar todos aqui - que um bom marketing pessoal exige. Observando a sequência numérica na na ilustração, o interessado em realizar qualquer empreendimento precisa:
Um bom marketing pessoal é um conjunto formado por boa aparência, comportamento adequado, facilidade de se comunicar, formas adequadas de obter e apresentar resultados e vários outros itens. O objetivo desse conjunto é comprovar que o profissional ou funcionário tem todas as condições necessárias para avaliar profundamente suas imagens. Sim, "imagens" - pois estou me referindo a duas: a imagem física, que nós chamamos de "aparência", e a imagem que se forma nas mentes das outras pessoas, que pode ser interpretada como competência, aptidão, capacidade, etc., mas que, sem os devidos cuidados, pode causar impressões negativas: inaptidão, incompetência, irresponsabilidade, falta de atenção, falta de comprometimento com os objetivos da empresa ou as necessidades do cliente, etc. Uma roupa não muito espalhafatosa, mas casual demais, pode gerar a impressão de desorganização, de rebeldia ou de desleixo. Qualquer que seja a profissão exercida, e por mais competente que o profissional seja em relação às suas atividades, isto não terá a menor importância se ele não souber se comunicar corretamente. A facilidade de comunicação se revela tanto na forma escrita como na forma oral. Eu já disse que, numa conversa, é preciso evitar muitas gírias e ser muito prolixo - é preciso ser objetivo. Na forma escrita, também são necessários cuidados. Uma vírgula no lugar errado pode mudar o sentido do que se quer dizer numa frase. Se eu escrevo "Hoje não haverá aula", estou obviamente dizendo que hoje não haverá aula. Porém, se eu equivocadamente colocar uma vírgula depois da palavra "não" - "Hoje não, haverá aula." - estarei dizendo que hoje não poderei assumir outro compromisso ou não ocorrerá outra coisa porque haverá uma aula. Explicações excessivas no texto também demonstram incapacidade de objetividade. Se a comunicação é importante, isto significa que a informação é importantíssima. "Comunicação" não é "informação", mas uma troca de informações. Portanto, para ter facilidade de comunicação, é preciso que o profissional se mantenha sempre bem informado. Como a quantidade nem sempre significa qualidade, não basta ter muita informação, é preciso ter competência para dar às empresas e aos clientes as informações que realmente sejam importantes para eles. Resta-nos reconhecer que, queiramos ou não, há muitas situações em que "o hábito faz o monge" - e como faz! O cuidado com as roupas que você veste, com os sapatos que você calça, e até com o tipo de perfume que você usa (o perfume que é agradável para você pode não ser para pessoas que estiverem perto de você, portanto evite perfumes muito "fortes") é algo extremamente importante, pois é preciso combinar adequadamente as duas imagens como se fossem uma. É a isto que chamamos de "cuidar do marketing pessoal". Ilustração: Arquivo Google. |
O globo e o mapa mostram as principais cidades onde estão as pessoas que leem este blog neste momento.
sábado, 20 de dezembro de 2014
Saiba cuidar do seu marketing pessoal.
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