quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Qual é a diferença entre um site e um blog?

Dependendo de cada caso,
um site pode ser mais interessante do que um blog
ou vice-versa. 

Já me fizeram esta pergunta
várias vezes,
mas a pergunta correta é:
"Quais são as diferenças?"



Muitas pessoas utilizam a internet para criar sites e blogs para divulgar atividades profissionais ou por interesses comerciais, filantrópicos, políticos, informativos, etc. Muitos desses usuários são principiantes e, dentre estes, há muitos que pensam que um site e um blog são a mesma coisa. No entanto, as diferenças são várias e algumas delas dependem das intenções, dos motivos e dos objetivos de quem pretende criar um site ou um blog. Primeiramente, para que você entenda melhor o que é um site ou um blog, explicarei o que é uma "página web". 
A página web é uma página criada numa "rede de alcance mundial" (em inglês, "World Wide Web", razão da conhecidíssima sigla "www"). O "www" é um sistema de documentos criados, interligados e executados na internet, que podem estar na forma de vídeos, sons, textos, hipertextos ou imagens como fotografias, desenhos, gráficos, etc. O hipertexto é uma palavra ou expressão  à qual são agregadas informações em blocos de texto, palavras, imagens ou sons, e que podem ser acessados através de referências específicas que, na "linguagem" dos internautas, são chamadas de "hiperlinks" ou "links". Geralmente esses links aparecem em destaque dentro de textos ou em qualquer outra posição numa página, para que o leitor, ao clicar sobre ele, possa ver a página que ele abrirá. Como exemplo, veja o texto abaixo.


Muitos blogs trazem informações importantes para empreendedores. Um deles, o Eticamarké dedicado a informações e orientações sobre valores e princípios éticos relacionados a empresas e, em situações mais específicas, à propaganda e ao marketing.

No exemplo acima, "Eticamark" é um hiperlink. 

Dependendo da forma como é criada, uma página web pode ficar maior do que o espaço do écran (a "tela" do monitor). Para atuar com ela ou mesmo simplesmente lê-la é necessário recorrer ao uso da barra de deslocamento horizontal que fica na base do écran. Isto faz com que muitos leitores a evitem. Por isto muitos   administradores também devem optar pela criação de páginas devidamente ajustadas ao espaço do écran. Para isto, os próprios programas que oferecem espaços para a criação de blogs ou sites  contêm instruções que devem ser seguidas pelos administradores. 
Num site, as páginas são organizadas a partir de um "URL" básico. "URL" é a sigla para "Localizador Padrão de Recursos" (em inglês, "Uniform Resource Locator"). Na internet, é o endereço de recursos disponíveis em rede. As páginas são organizadas dentro do site  de acordo com uma forma de "hierarquia" observável no URL. Essa "hierarquia" é a sequência das páginas em ordem de importância,  ordem alfabética dos títulos, ordem de data da postagem ou como o administrador preferir. "Site" é a palavra inglesa para "sítio", que significa "local demarcado".
Geralmente um site é um trabalho de uma única pessoa, empresa ou organização ou é dedicado a um tópico ou propósito em particular. Isto também acontece quanto ao blog, mas neste caso a diferença é que, no site, é difícil definir até que ponto isto se estende, já que o hipertexto amplia possibilidades. 
A palavra "blog" resultou da contração da expressão inglesa "web blog" ("diário de rede"). Um blog é um site, porém com estruturas específicas que permitem atualizações rápidas a partir da postagem de artigos como este que você está lendo. Os artigos são organizados de forma cronológica inversa ou por ordem alfabética, conforme a configuração que for feita pelo administrador, mas tendo como foco temas específicos do blog. Um blog pode ter um ou vários administradores, dependendo da finalidade do blog e de um acordo entre essas pessoas. 
A maioria dos blogs oferece espaços para comentários dos leitores sobre os artigos. Também dependendo da configuração feita pelo administrador, esses comentários podem ser publicados imediatamente após o envio dos leitores ou após serem analisados e aprovados pelo administrador. Em muitos casos, os comentários dos leitores na forma de interação com o autor do artigo e com outros leitores pode ser muito importante para o sucesso do blog.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades de administração e de leitura que oferecem. Um ótimo exemplo disto é o Blogger. Caso você queira saber como criar um blog, acesse www.blogger.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário