terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Inicie suas atividades já pensando no mercado internacional.


Ilustração do Arquivo Google.
Atualmente,
se alguém pensar
em iniciar um negócio
pensando apenas
em suprir 
necessidades locais,
já está começando errado.


Os avanços da globalização e da tecnologia de informação aumentam consideravelmente a necessidade da integração das micro, médias, pequenas e grandes empresas ao mercado cada vez mais competitivo. nenhuma empresa, seja de qual porte for e qual for seu ramo de atividade, sobreviverá se limitar seu atendimento, mesmo inicialmente, a clientes residentes no mesmo bairro ou na mesma cidade. Estamos numa era em que mesmo biscoitos caseiros produzidos por moradores de Itaguaçu, no interior do Espírito Santo, estão sendo comercializados em todo o Estado e até mesmo em outros países (Argentina, Paraguai, etc.). Portanto, quem estiver planejando iniciar alguma atividade, seja relacionada a produtos ou à prestação de serviços, já precisa pensar desde já na possibilidade de exportação.
Isto não é uma questão de opção, é uma obrigatoriedade causada pelo relacionamento entre os elementos que compõem um sistema produtivo que está avançando rapidamente. Se o planejamento não for tão amplo para atender às exigências mínimas desse sistema, a empresa terá pouco tempo de sobrevivência e os prejuízos serão muito grandes. Isto porque, cada vez mais, o sistema produtivo favorece atitudes que agregam valores à empresa (micro, pequena, média ou grande), e a avaliação do próprio sistema contribui ainda mais para isto. Seus elementos começam a se relacionar através das entradas ("imputs"). Por sua vez, os "imputs" geram atividades de valor, que são as operações produzem os resultados ("outputs"). 
São "imputs" os funcionários em geral, os gerentes, os equipamentos, as instalações, os materiais, o local, a energia elétrica consumida pela empresa, etc. Os "outputs" são os produtos e serviços colocados à disposição da clientela no mercado. 

Processos operacionais

As principais decisões e os processos de gestão se referem à combinação dos recursos de entrada, à adequação dos produtos e serviços a serem disponibilizados no mercado e à organização das atividades que visam a geração de valor por meio da avaliação do desempenho. Isto quer dizer que as operações equivalem a um conjunto de decisões para integrar os elementos do sistema produtivo. Significa também que as principais decisões visam definir posicionamentos, modelos e ferramentas. Ou seja: métodos quantitativos, comportamento empresarial, gerenciamento geral, sistemas de informação gerencial, ética e direito,  negócios internacionais e economia.
Os métodos quantitativos são modelos de matemática e de engenharia que a empresa usa em seus processos. O comportamento empresarial se refere ao posicionamento da empresa no mercado e na cadeia produtiva. O gerenciamento geral é um sistema de gestão que auxilia a operação empresarial. Os sistemas de informação gerencial, manuais e mecanizados, apóiam as transações e operações da empresa. A ética e o direito incluem os princípios e valores que delimitam a atuação da empresa. Os negócios internacionais se referem ao posicionamento e à geração de negócios da empresa no mercado globalizado. A economia revela cenários que possam interferir positiva ou negativamente na produção da empresa. 

Níveis do processo produtivo

As decisões da empresa sobre o processo produtivo devem ser direcionadas para  o desdobramento da visão por meio da missão, a decomposição da missão em objetivos para obter os resultados desejados e o planejamento das atividades da empresa. "Visão", neste caso, é a projeção de uma futura situação desejável para longo prazo. "Missão" é a razão da existência da empresa incluindo seus valores e objetivos para ajudar a manter seus funcionários motivados e unidos. 
O planejamento das atividades da empresa envolve a definição dos produtos e serviços visando atender às expectativas dos clientes e atrair outros. Deve também estabelecer prioridades competitivas, definindo a forma pela qual a empresa, usando a tecnologia e a competência de seus funcionários, poderá se manter ou se tornar competitiva. Além disso, deve ser direcionado para um posicionamento estratégico que vise definir o mercado, os produtos e o nicho de atuação da empresa, e para um gerenciamento que defina o sistema de gestão da qualidade da empresa. 

A importância da rapidez na entrega e da flexibilidade

A economia está se tornando rapidamente cada vez mais globalizada. As empresas precisam expor seus produtos e serviços no mercado com preços que sejam condizentes com as condições necessárias para a competitividade. Isto torna o custo um fator primordial e faz com que os gastos da empresa tenham que ser bem mapeados para que os recursos sejam otimizados.Os aspectos que mais interferem nos custos são a qualidade, a confiabilidade, a rapidez e a flexibilidade. A qualidade reduz custos porque com ela são evitados trabalhos excessivos, desperdício de materiais e custos para corrigir problemas. A qualidade também se refere ao atendimento ao cliente em tempo certo (entrega dos produtos e serviços na data e no horário prometidos pela empresa) e com o fornecimento de produtos e serviços adequados. Isto contribui para garantir a confiança dos clientes quanto à qualidade dos produtos, dos serviços e da empresa. Essa confiabilidade gera ganhos internos, pois o trabalho alheio é julgado pelos clientes internos.
A rapidez, neste caso, é referente ao tempo que o cliente precisa esperar para receber o produto ou o serviço. Quanto menor for esse período de espera para o cliente, maiores serão os ganhos internos na empresa. Quanto mais rápida for a entrega, mais fácil se tornará o trabalho para o desenvolvimento dos produtos e dos serviços. A "flexibilidade" é a capacidade de se mudar a maneira de fazer as coisas para atender a certas necessidades. As "necessidades", neste caso, são as exigências dos clientes. Isto também contribui para a geração de ganhos internos, pois agiliza a resposta, maximiza o tempo e ajuda a manter e a fazer crescer a confiabilidade da clientela. A identificação, o cultivo e a exploração das competências centrais das empresas induzem seus gestores a se lembrar frequentemente da visão da organização, que pode ser de curto ou longo prazo. A de curto prazo decorre da relação entre preços e performance dos atributos, produtos e serviços. Isto facilita a sustentação junto ao mercado e aos clientes, gera produtos e serviços a custos mais baixos e de forma mais dinâmica e, desta forma, viabiliza a permanência da empresa no mercado e condições de competitividade cada vez melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário