sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Franquias: muita gente que começou com elas se deu bem.



Um franqueador tem que trabalhar muito,
mas muita gente
que aderiu às franquias
obteve o sucesso desejado. 


Entre muitos povos, as formigas simbolizam a disposição para trabalhar muito. Na Ilustração (Arquivo Google), as formigas trabalham para formar a palavra "franquias", dando-nos uma ideia do quanto um franqueador terá que trabalhar para obter sucesso. Entretanto, no mundo dos negócios, as franquias estão ganhando cada vez mais adeptos e as campanhas para incentivar a criação de mais franquias estão evoluindo. Franqueados bem sucedidos são frequentemente citados através da internet, das TVs (canais abertos e pagos), etc., tanto nos intervalos comerciais como em entrevistas durante programas. Na verdade as franquias são atualmente uma ótima opção para quem pretende iniciar atividades comerciais. No entanto, poucos expõem publicamente explicações claras, objetivas mas ao mesmo tempo com detalhes importantes, sobre o que são franquias e quais as vantagens que elas trazem para os franqueados. 
"Franquia" - em inglês é "franchising" - é uma estratégia administrativa que tem como propósito principal a elaboração de um sistema de venda de licença de marcas, produtos, etc. "Licença", neste caso, é a permissão legal para que uma informação possa ser veiculada conforme as regras vigentes no país em que ocorre a veiculação. É um termo muito utilizado no ramo de softwares. "Software" é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas na manipulação, no redirecionamento ou na modificação de informações. Em informática, "software" também é isto, mas é ao mesmo tempo o nome dado a um tipo de programa de computador acompanhado por instruções específicas.
Através dessa licença, o detentor da marca (franqueador) cede ao autorizado a explorar a marca (franqueado) o direito de uso da mesma e de sua patente, sua infraestrutura, seu know-how e o direito de distribuição (exclusiva ou não) de seus produtos e serviços. Certamente você sabe o que é uma marca, mas em se tratando de negócios, conhecer mais detalhes nunca é demais. Portanto, leia um pouco mais sobre marcas. Procure neste mesmo blog o artigo "Marca: muito mais do que um símbolo ou um nome."
"Know-how" é um termo em inglês que, traduzido ao pé da letra, seria "saber como". Ou seja, é uma garantia de domínio de conhecimentos específicos que dão ao indivíduo ou a um grupo de pessoas capacidade para executar uma tarefa com garantia de sucesso. É conjunto de conhecimentos processuais que permite condições para soluções de problemas ou de um problema específico.

Tipos de Franquia e Vantagens Oferecidas

Existem franquias de distribuição, de serviços e de indústria. Na de distribuição, o franqueado comercializa o produto fabricado pelo franqueador e tem direito a receber assistências técnica e comercial. Na de serviços, o franqueado presta serviços através de uma marca ou nome comercial licenciado pelo franqueador, mas terá que obedecer às diretrizes estabelecidas por este. Na de indústria, o franqueado fabrica o produto que ele mesmo comercializará utilizando marcas ou nomes comerciais indicadas pelo franqueador. As vantagens para o franqueado e o franqueador são as seguintes:
Para o franqueado:

  • Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;
  • Redução do risco envolvido, graças à utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;
  • Benefício e aproveitamento de marca já bem conhecida no mercado;
  • Formação inicial e de forma contínua;
  • Existência de sistemas de gestão, informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes, percentagem de lucros obtida, percepção das preferências, hábitos de consumo, gestão do ciclo de rotação dos estoques e das necessidades de reposição;
  • Aproveitamento dos canais de distribuição e logística já existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala nas encomendas;
  • Os estudos de mercado elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos em publicidade financeiramente sustentáveis;
  • Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida;
  • Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades;
  • Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido;
  • Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade.
Para o franqueador:

  • O franqueado financia grande parte da expansão;
  • Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, sendo parceiros altamente moralizados e motivados;
  • Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;
  • A imagem da marca ganha reforço constante, pois é associada ao know-how, à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;
  • A estrutura se descentraliza, gerando custos fixos menores do que os gerados com unidades próprias;
  • O sistema possibilita a 
  • expansão de mercado mais rápida devido à rapidez da abertura de novos espaços e v
  • iabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

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