segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que é preciso para um evento empresarial ser bem sucedido?

O aspecto do local escolhido (2)
é importante,
mas o mais importante
é a elaboração 
do conteúdo das apresentações (1). 

Os aspectos
do local do evento,
dos hotéis onde os participantes serão hospedados, etc.,
são importantes.
Porém,
a importância maior
deve ser dada 
ao conteúdo do tema
e à estratégia 
de envolvimento dos participantes quanto ao tema. 



Tenho participado de vários eventos empresariais, e isto me tem permitido obter algumas observações a respeito das organizações de muitas dessas convenções, conferências, seminários, coffeebreakes, workshops, etc. É claro que todo o trabalho de logística, hospedagem para os participantes e infraestrutura para a realização do evento são muito importantes, mas há casos em que os investimentos destinados a estas questões são planejados como se fossem mais importantes do que a elaboração do conteúdo das apresentações. Isto transforma qualquer evento em fracasso quanto ao seu objetivo.  
O conteúdo precisa ser elaborado de forma que agregue valor a todos os participantes, sejam  eles os próprios conferencistas ou palestrantes, os funcionários de uma empresa ou profissionais de qualquer categoria, fornecedores, clientes ou quaisquer outras pessoas. Não basta que um evento, seja qual for seu motivo, seja realizado no hotel mais requintado da cidade ou no auditório mais luxuoso. É claro que os participantes necessitam de conforto, precisam se sentir bem onde estiverem, mas a atenção principal deve ser voltada aos objetivos do evento, aos temas a serem expostos ou debatidos, não à apresentação do local com a preocupação principal voltada ao "glamour". 
O evento não servirá para coisa alguma se o foco principal de seu planejamento não for voltado para fazer com que o  conteúdo influencie os participantes através de trocas de ideias e de experiências, de aprendizados e principalmente de motivação. Para isto, todos os integrantes da organização de qualquer evento precisam ter capacitação de estratégia. Caso contrário, o resultado do evento será um fracasso, pois os membros da equipe são pessoas que tem que que se responsabilizar pelo planejamento e pela execução de tudo, desde a logística até o conteúdo. A equipe organizadora precisa ser constituída por profissionais altamente capazes para se responsabilizar pelo planejamento estratégico do conteúdo e organizar os temas relacionando-os com a motivação da própria equipe e com o conceito e o conteúdo do evento. É claro que a logística e a infraestrutura são muito importantes, mas o planejamento estratégico do conteúdo é que tem que ser priorizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário