Resumidamente,
pode-se dizer que o "benchmarking"
é um processo de busca
de melhores meios
que resultem em melhores desempenhos.
pode-se dizer que o "benchmarking"
é um processo de busca
de melhores meios
que resultem em melhores desempenhos.
Desde quando o "Informação para Empreendedores foi criado (28 de novembro de 2014), o artigo mais procurado pelos leitores do blog tem sido "A Evolução do 'Balanced Scorecard'". Isto me levou a dar continuidade ao tema trazendo um pouco mais de informação a respeito do mesmo. Realmente as discussões sobre o "balanced scorecard" tem se tornado de extrema importância tanto para quem pretende iniciar uma atividade econômica como para quem pretende manter sua empresa dentro dos níveis mínimos necessários de competitividade no mercado atual.
O artigo referido informa que o "balanced scorecard" tem se configurado desde 1992 como um importante instrumento de medição e gestão de desempenho de micro, pequenas e grandes empresas. Portanto, é claro que isto o relaciona a outros sistemas igualmente importantes que tem sido praticados e estão evoluindo ultimamente. Um destes aliados é "benchmarking".
"Benchmarking" é uma palavra inglesa que significa "aferição". Como já está dito acima, trata-se de um sistema de busca de melhores práticas dentro de uma empresa como forma de obter os melhores resultados possíveis. Portanto, não vem como um processo que possa substituir o "balanced scorecard", mas como um aliado a este para que o desempenho seja ainda melhor.
"Benchmarking" é uma palavra inglesa que significa "aferição". Como já está dito acima, trata-se de um sistema de busca de melhores práticas dentro de uma empresa como forma de obter os melhores resultados possíveis. Portanto, não vem como um processo que possa substituir o "balanced scorecard", mas como um aliado a este para que o desempenho seja ainda melhor.
O "balanced scorecard" é um processo que começou a ser aplicado como um modelo de avaliação e performance organizacional e se transformou numa importante metodologia de gestão estratégica. Isto tem gerado uma evolução também em outros sistemas correlatos, como o "benchmarking" e outros sistemas de avaliação e aferição aos quais me referirei nas próximas postagens. "Aferir" é fazer comparações entre duas coisas ou mais coisas buscando obter um equilíbrio, um parâmetro ou estabelecer um mesmo nível entre elas. No caso do "benchmarking", essas comparações tem o objetivo de comparar as funções dos funcionários, os processos que eles utilizam para realizá-las, e isto conduz à comparação de produtos, serviços e práticas de toda a empresa. Unindo-se isto aos resultados alcançados através do "balanced scorecard", ampliam-se as possibilidades de melhoria de desempenho para comparar as ações de cada empresa e medir a evolução do grau de competitividade dessa empresa em relação às exigências do mercado em que ela atua.
Existem vários tipos de "benchmarking". Portanto, é necessário que se faça uma avaliação das atuais condições da empresa quanto ao porte (micro, pequena ou grande), quanto ao ramo de atividade, quanto à atual situação da empresa no mercado, etc., para que se estabeleça qual é o tipo de "benchmarking" mais adequado para o caso. Um deles é o "benchmarking genérico", que consiste na comparação de parâmetros para a funcionalidade da empresa. Nesta comparação, são considerados detalhes como, por exemplo, o tempo em que um produto demora para chegar ao cliente desde o dia em que foi solicitado. Ou seja: refere-se à agilidade da empresa no atendimento à clientela.
O "benchmarking competitivo" é usado para aferir - como o nome já revela - os processos em geral e principalmente as gestões de empresas concorrentes. É um sistema que requer extremo cuidado, já que empresas concorrentes obviamente tem segredos para o sucesso que não podem ser revelados.
O "benchmarking funcional" é usado para aferir e comparar as funções dos funcionários e, com isto, também as funções de cada setor da empresa. Como resultado, obtém-se as comparações das funções de toda a empresa, podendo compará-las com as de outras empresas. Por ser relativo ao processo de atuação da empresa, é às vezes comparado ao "brenchmarking genérico".
Existem vários tipos de "benchmarking". Portanto, é necessário que se faça uma avaliação das atuais condições da empresa quanto ao porte (micro, pequena ou grande), quanto ao ramo de atividade, quanto à atual situação da empresa no mercado, etc., para que se estabeleça qual é o tipo de "benchmarking" mais adequado para o caso. Um deles é o "benchmarking genérico", que consiste na comparação de parâmetros para a funcionalidade da empresa. Nesta comparação, são considerados detalhes como, por exemplo, o tempo em que um produto demora para chegar ao cliente desde o dia em que foi solicitado. Ou seja: refere-se à agilidade da empresa no atendimento à clientela.
O "benchmarking competitivo" é usado para aferir - como o nome já revela - os processos em geral e principalmente as gestões de empresas concorrentes. É um sistema que requer extremo cuidado, já que empresas concorrentes obviamente tem segredos para o sucesso que não podem ser revelados.
O "benchmarking funcional" é usado para aferir e comparar as funções dos funcionários e, com isto, também as funções de cada setor da empresa. Como resultado, obtém-se as comparações das funções de toda a empresa, podendo compará-las com as de outras empresas. Por ser relativo ao processo de atuação da empresa, é às vezes comparado ao "brenchmarking genérico".
No "brenchmarking interno", os processos e práticas de cada setor da empresa são tomados como referência para torná-los melhores e adequados também para outros setores. Isto evita que a empresa tenha custos com pesquisas externas e é executado com mais facilidade.
Há casos em que a empresa pode ou deve aplicar os quatro tipos de "brenchmarking". Isto é como se os quatro tipos fossem quatro etapas em busca do maior aperfeiçoamento possível. Dentro de todo o processo, o "balanced scorecard" pode ser um instrumento muito importante como aliado.
Há casos em que a empresa pode ou deve aplicar os quatro tipos de "brenchmarking". Isto é como se os quatro tipos fossem quatro etapas em busca do maior aperfeiçoamento possível. Dentro de todo o processo, o "balanced scorecard" pode ser um instrumento muito importante como aliado.
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