sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A evolução do "Balanced Scorecard"

1 - Visão e Estratégia;
2 - Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento;
3 - Perspectiva de Processos Internos;
4 - Perspectiva do Consumidor;
5 - Perspectiva Financeira.
Fonte:

ap-institute.com
A tradução em português
"ao pé da letra"
é "Cartão de Pontos Equilibrado",
mas é uma metodologia
com objetivos bem mais profundos.



Conclui-se, então, que o "Balanced Scorecard" é um sistema de medição e gestão de desempenho, tal como mostra a ilustração. Mas como tudo tem que evoluir, a finalidade era apenas esta somente no início. Criado em 1992 pelos norte americanos Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School, o "Balanced Scorecard" vem se configurando como um sistema aplicável em micro, pequenas, médias e grandes empresas para avaliar gestões de negócios, de serviços e de infraestrutura utilizando ao mesmo tempo a tecnologia da informação (TI) e softwares de sistemas integrados de gestão empresarial (SIGE). 
Os SIGE - ou ERP ("Enterprise Resource Planning" - "Planejamento de Recursos Empresariais" em inglês) são sistemas de informação que incluem todos os dados e processos da empresa num único sistema. A integração entre a TI e os SIGE é também uma integração entre os sistemas de finanças, de contabilidade, de recursos humanos, de marketing, de vendas e de compras e os sistemas de processamento de transações, de informações gerenciais, de apoio a decisões, etc. Os SIGE são uma plataforma de software que integra todos os setores de uma empresa, o que facilita a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. 
Inicialmente o balanced scorecard (BSC) era apenas um modelo de avaliação e performance da empresa. Com o passar do tempo o modelo se desenvolveu e se tornou uma metodologia de gestão estratégica cujos requisitos para definição de indicadores tratam dos processos de um modelo de administração de serviços que permita maximizar os resultados nas perspectivas de finanças, de de clientela, de processos internos e de aprendizado e crescimento. Portanto, é um processo lógico de um sistema de gestão aplicável em todos os tipos de organizações. Para garantir seu sucesso, o administrador da empresa deve definir e implementar variáveis de controle, metas e interpretações que garantam que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo de sua existência. 

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