sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Diferenças entre "Eficiência", "Eficácia" e "Competência".


1 - Eficiência;
2 - Eficácia;
3 - Competência.
"O que é necessário
para ingressar na área de projetos e planejamento 
quando a formação acadêmica 
é administração geral
e as empresas
querem que o profissional seja formado em TI(*) ou engenharia?"


Uma pessoa me fez a pergunta acima, e eu decidi responder através deste artigo porque considero o tema muito importante para quem é e para quem pretende se tornar um empreendedor. Percebi que a questão não se refere apenas a "quem deve fazer o quê" na empresa, mas a um outro problema que há muitos anos tem existido nas discussões sobre temas trabalhistas: a interpretação muitas vezes equivocada quanto aos significados de determinadas palavras. Em resumo: as dificuldades que são causadas por deficiências na comunicação. Deve-se observar que na maioria dos casos a palavra "administração" é interpretada como um conjunto de responsabilidades tais como planejamentos, organização, direção e controle das atividades em geral, especialmente nos âmbitos governamental, empresarial, institucional e doméstico. Porém o verdadeiro significado do verbo "administrar" é prestar serviços de forma colaborativa. Cabe ao administrador usar sua experiência pessoal e seus conhecimentos para orientar outras pessoas, assim colaborando para a obtenção dos melhores resultados possíveis. Por isto, deve-se ter o máximo cuidado quanto ao uso correto das palavras "competência", "eficácia" e "eficiência". 
É muito comum ouvirmos alguém dizer, por exemplo, que o Dr. Fulano é um médico "muito competente" quando quer dizer que ele é um médico muito eficiente ou eficaz. "Competência" não significa capacidade de realizar algo. Quando eu digo que "compete a você fazer a limpeza da sala" ou "que isto é da sua competência", estou dizendo que você recebeu uma determinação de alguém que ocupa um cargo hierarquicamente superior ao seu para fazer a limpeza ou que você foi contratado(a) para essa finalidade. Isto não significa que você tenha capacidade suficiente para realizar tal tarefa. "Competência" significa "incumbência", mas nem sempre "eficiência".
Também há uma diferença entre "eficiência" e "eficácia". "Eficiência" é a capacidade de fazer bem feito. Entretanto, para qualquer empresa, não basta que o profissional seja eficiente: ele precisa ser eficaz, e "eficácia" significa muito mais do que "fazer bem feito", significa fazer bem feito e garantir que os resultados sejam os esperados ou necessários. Ser eficiente é saber fazer da forma correta, ser eficaz é saber fazer de forma que se consiga chegar aos objetivos desejados. Por esta razão, como base no exemplo dado pela pergunta, o empresário exige a formação profissional do especialista em tecnologia da informação (TI), que é a pessoa capaz de administrar os serviços de informação sob o ponto de vista tecnológico. No caso da administração geral, a competência do profissional engloba a prestação de serviços colaborando no planejamento, na organização, na direção e no controle das atividades gerais da empresa, colaborando para a criação e execução de planos e programas com objetivos bem definidos que possam evitar futuros problemas. Isto, sim, se chama "competência". Se o administrador será eficiente e eficaz, isto dependerá de sua capacidade de executar a competência que lhe foi confiada.

(*) Tecnologia de Informação.

Fonte das ilustrações: Arquivo Google. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário