quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"Startup" - Como começar já e por cima numa crise como a atual?

"Startup" significa "começar acima" - e "imediatamente". 
O nome vem
da junção de duas palavras em inglês:
"start up".



"Start" significa "começar". "up" significa "para cima" ou "acima". No Brasil, principalmente a partir de 2010, a expressão foi transformada numa palavra única, "startup", relacionada a uma ideia imperativa como "comece acima ou por cima" e, ao mesmo tempo, "comece já". Nos estados unidos, a expressão é bem antiga, embora ainda muito em uso principalmente quando o assunto é relacionado a atividades econômicas. No Brasil, começou a ser mais utilizada durante o período da Bolha da Internet.
"Bolha da internet" é o nome pelo qual ficou conhecida uma sucessão de fenômenos no período de 1995 a 2000, quando ações de novas empresas de tecnologia da informação (TI) baseadas na internet tiveram altas surpreendentes. O período também ficou conhecido como "Bolha das Empresas ponto com" devido ao seus endereços eletrônicos. Durante aquele período, "startup" significava uma pessoa ou um grupo de pessoas começando a colocar em prática uma ideia, um plano jamais tentado por outras pessoas ou outros grupos antes, podendo - pelo menos aparentemente - ganhar muito dinheiro com isto. Atualmente, "startup" significa "criar uma empresa em condições de ser colocada em funcionamento desde já ou o mais imediatamente possível". Em outras palavras: Começar já e por cima
Entretanto, com a inegável profundidade da crise econômica em andamento, especialmente no Brasil, avoluma-se uma série de incertezas quanto à garantia de que esta ou aquela ideia, este ou aquele projeto, têm condições de darem certo se forem colocados em prática tão imediatamente assim. O mais importante, por isto, é saber como uma startup pode transformar seu trabalho em retorno financeiro assim tão imediato. Um dos modelos de negócios que facilitam isto é o que acontece neste blog enquanto você e outras pessoas leem este e outros artigos.
Refiro-me aos anúncios que são publicados aqui. O Google cobra por cada clique nos anúncios mostrados nos resultados de busca (Google Pesquisa). O Buscapé também utiliza o mesmo sistema. Associa-se a isto o modelo de negócios conhecido como "franquia", que resumidamente é isto: pagam-se royalties por uma marca, mas com direito a acessos a "dicas" para obter sucesso com a ajuda do franqueador, o que contribui muito para que o franqueado obtenha mais lucros.

É sempre muito  importante que o distribuidor ("franqueado") seja muito receptível. Essa receptibilidade é notada pela clientela quando o distribuidor garante entregas do mesmo produto novamente em escalas ilimitadas, sem adaptações específicas para este ou aquele cliente. Basta ter as unidades do mesmo produto sempre disponíveis, independentemente da demanda. 
Porém, ser receptível na basta; é preciso também ser escalável. Eis aí a chave principal do sucesso de uma "startup": não é simplesmente "começar por cima" como a palavra indica é como foi explicado no início do artigo; é principalmente crescer cada vez mais, mas sem que esse crescimento influencie no modelo de negócios. É preciso fazer a receita crescer, mas com os gastos crescendo em proporções bem menores. Assim a margem de lucros será maior, sem que haja a necessidade de constantes aumentos de preços dos produtos ou dos serviços.
Isto será suficiente para garantir sucesso neste clima de incertezas gerado pela crise econômica? Certamente não. É preciso analisar bem os investimentos 
sem capital de risco e, além disto, é muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócios enquanto não existe receita. Mesmo após se obter uma comprovação de que ela existe e está crescendo, provavelmente serão necessários mais investimentos para a startup se tornar uma empresa sustentável. Somente assim ela terá chances de se tornar altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisará ser reinventada. Terá que ser reiniciada, começando "do zero", a partir de um "plano B".
As "startup" não são apenas empresas que funcionam através da internet. Elas só são mais frequentes na Internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software. Além disso, a rede torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata, além da venda ser repetível. Independentemente disto, um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora se torna uma startup, bastando apenas um negócio repetível e escalável.

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