sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Os Erros Mais Comuns de Empreendedores Iniciantes

Seus produtos ou serviços ainda não são conhecidos
por seus futuros clientes.
Por isto, as receitas mensais iniciais
podem não ser aquelas que você espera. 
Em primeiro lugar,
tenha o cuidado 
de não esperar 
resultados positivos logo no início.

A maioria das pessoas que pretendem iniciar negócios próprios se entrega à ideia de que é preciso sempre pensar positivamente, que é necessário evitar pensamentos negativos. Até aí, elas estão certas. O problema quanto a isto é que muitos desses iniciantes acham que ter "pensamento positivo" é acreditar que começará com um montante de recursos completamente definido e isto evitará problemas financeiros futuros. Depois, descobrem que a realidade é outra.
Isto acontece porque o início do negócio é planejado de forma inadequada. Consequentemente, a necessidade de recursos é calculada de forma errada. Aí, quando o negócio é iniciado, o cenário real se mostra bem diferente do cenário previamente imaginado. Mesmo entre os empreendedores iniciantes que já sabem disso, muitos são os que não têm a necessária paciência de esperar até conseguir os recursos necessários e cometem um erro grave: antecipam-se e querem que o negócio funcione já para levantar o total em dinheiro que imaginam ser necessário e, mais uma vez, a realidade se revela bem diferente.
Como lembra José Dornellas, do Uol Economia, a base de todos esses problemas é a falta de planejamento. Dizendo melhor: a falta de planejamento adequado. Na maioria dos casos, o empreendedor iniciante não leva em consideração alguns fatores importantíssimos. Em primeiro lugar, as marcas dos produtos que eles pretendem colocar no mercado ou dos serviços a ser oferecidos à clientela ainda não são conhecidas pelo público. Para entender melhor a importância deste detalhe, por favor, leia aqui e aqui
Além de precisar levar em conta sua própria inexperiência, o empreendedor novato precisa lembrar de fatores como a sazonalidade. Isto é, a periodicidade de coisas e fatos que são características de uma determinada época do ano. Em termos comerciais, é o período do ano com maior atividade de determinado setor da economia. No caso de prestação de serviços, pode-se citar como exemplo a sazonalidade turística, que se caracteriza pela instabilidade entre a oferta e a demanda em determinados períodos do ano (verão, inverno, Natal, Ano Novo, Semana Santa, Carnaval, fins de semana, feriados prolongados, etc.). Tanto na prestação de serviços quanto na oferta de produtos, é importante que seja feito um plano que viabilize um equilíbrio entre a oferta e a demanda o ano inteiro para evitar fatores prejudiciais à atividade. 
Esses fatos são importantes para que o empreendedor iniciante entenda que os recursos extras para levar a empresa até esse necessário ponto de equilíbrio são muito mais importantes do que os recursos suficientes apenas para iniciar as atividades. Para isto, embora pensar sempre em coisas positivas pareça mais saudável, é necessário pensar em coisas negativas para evitar problemas futuros. É necessário, por exemplo, considerar que no início as vendas não ocorrerão na velocidade e nos volumes imaginados ou desejados, e que será necessário já ter pronto o "plano B" mesmo antes de se obter os resultados positivos ou negativos do "plano A".
Isto tudo é motivo para desanimar? Claro que não. Isto tudo é apenas para alertar sobre certas necessidades para os planos terem mais chances de darem certo. Mesmo não tendo os recursos necessários em mãos, vale a pena definir uma estratégia com melhores condições para pôr os empreendimentos a funcionar. Neste caso, cabe uma sugestão: seguir os conselhos de um bom consultor empresarial e de um bom consultor visual

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