"Tenha seu próprio negócio para se livrar de seu chefe."
Com certeza
você já viu uma frase assim
muitas e muitas vezes
nas redes sociais online.
Com certeza
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muitas e muitas vezes
nas redes sociais online.
No entanto, se você que iniciar um negócio próprio pensando desta forma, já está começando do jeito errado. Quem tem uma empresa, mesmo que seja uma micro empresa, tem sempre um acúmulo de cobranças muito maior do que qualquer funcionário que recebe cobranças de chefes. Mesmo como micro-empresário ou como profissional autônomo, você terá que saber diferenciar seu tempo profissional do seu tempo pessoal, dedicar-se mais a demandas externas, etc. Afinal, você dependerá de uma clientela cada vez maior, e todos os seus clientes, na prática, serão seus chefes: eles lhe pagarão para você produzir algo para eles.
Seus clientes também serão seus investidores. Todo cliente é uma pessoa que investe em produtos ou serviços fornecidos por alguém - e neste caso o "alguém" será você. Você precisará saber apresentar seu negócio ou produto a esses investidores sempre de modo diferente para cada um deles, pois são pessoas diferentes, com gostos, necessidades e opiniões diferentes. Para cada um deles você terá, muitas vezes, que mostrar planos diferentes ou o mesmo plano exposto de formas diferentes, de forma que essas pessoas tão diferentes entre si percebam ou sintam que você quer atender às suas necessidades particulares. Isto é o mesmo que um chefe espera de um funcionário.
Por isto, você precisará deixar de fazer algo que você queira e criar sempre algo que os clientes queiram. Isto é o mínimo que eles esperaram obter de você. Caso isto não ocorra, eles procurarão seus concorrentes. Sim, porque você terá concorrentes. Você pode estar com alguma ideia inovadora, algo que você mesmo(a) nunca viu no mercado, mas acredite: ideias e iniciativas novas sempre ocorrem nas mentes de várias pessoas ao mesmo tempo, embora cada uma delas pense que somente ela mesma pensou a respeito.
O objetivo deste texto não é desanimar você a se tornar um empreendedor. Pelo contrário. Seja um. O mundo está precisando de cada vez mais empreendedores. Porém, para ser um empreendedor de sucesso, você não pode pensar em abrir um negócio "para não ter chefe". Você precisa abrir um negócio pensando em atender às necessidades da clientela. Você precisa pensar em algo que seus clientes precisam mas eles não tem ou não se encontra facilmente no mercado. Não pense que investir em algo que está na moda é algo que lhe dará lucro garantido: se está na moda, é porque já existe. Se já existe, a maioria da clientela preferirá continuar adquirindo o produto que já conhece, dificilmente deixará de comprar o que já conhece para "se arriscar" com uma marca ainda não conhecida.
Antes de iniciar suas atividades próprias, faça uma pesquisa de mercado. Fazer uma pesquisa de mercado não é apenas verificar o que é mais vendido ou menos vendido, o que mais consumido ou menos consumido. A pesquisa de mercado é importante para que você tenha informações bem nítidas sobre o tipo de mercado em que você pretende atuar. Quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado, maior serão seus conhecimentos iniciais sobre as necessidades da clientela que você pretende ter, sobre os fornecedores de serviços ou de matéria prima com os quais você terá que contar e muito mais. Para saber mais a respeito, busque artigos relacionados a estes temas no Eticamark, no Mercadofin e no Promertra. Aqui mesmo, no Inforpem, ainda serão publicados muitos outros artigos sobre pesquisa de mercado.
Seus clientes também serão seus investidores. Todo cliente é uma pessoa que investe em produtos ou serviços fornecidos por alguém - e neste caso o "alguém" será você. Você precisará saber apresentar seu negócio ou produto a esses investidores sempre de modo diferente para cada um deles, pois são pessoas diferentes, com gostos, necessidades e opiniões diferentes. Para cada um deles você terá, muitas vezes, que mostrar planos diferentes ou o mesmo plano exposto de formas diferentes, de forma que essas pessoas tão diferentes entre si percebam ou sintam que você quer atender às suas necessidades particulares. Isto é o mesmo que um chefe espera de um funcionário.
Por isto, você precisará deixar de fazer algo que você queira e criar sempre algo que os clientes queiram. Isto é o mínimo que eles esperaram obter de você. Caso isto não ocorra, eles procurarão seus concorrentes. Sim, porque você terá concorrentes. Você pode estar com alguma ideia inovadora, algo que você mesmo(a) nunca viu no mercado, mas acredite: ideias e iniciativas novas sempre ocorrem nas mentes de várias pessoas ao mesmo tempo, embora cada uma delas pense que somente ela mesma pensou a respeito.
O objetivo deste texto não é desanimar você a se tornar um empreendedor. Pelo contrário. Seja um. O mundo está precisando de cada vez mais empreendedores. Porém, para ser um empreendedor de sucesso, você não pode pensar em abrir um negócio "para não ter chefe". Você precisa abrir um negócio pensando em atender às necessidades da clientela. Você precisa pensar em algo que seus clientes precisam mas eles não tem ou não se encontra facilmente no mercado. Não pense que investir em algo que está na moda é algo que lhe dará lucro garantido: se está na moda, é porque já existe. Se já existe, a maioria da clientela preferirá continuar adquirindo o produto que já conhece, dificilmente deixará de comprar o que já conhece para "se arriscar" com uma marca ainda não conhecida.
Antes de iniciar suas atividades próprias, faça uma pesquisa de mercado. Fazer uma pesquisa de mercado não é apenas verificar o que é mais vendido ou menos vendido, o que mais consumido ou menos consumido. A pesquisa de mercado é importante para que você tenha informações bem nítidas sobre o tipo de mercado em que você pretende atuar. Quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado, maior serão seus conhecimentos iniciais sobre as necessidades da clientela que você pretende ter, sobre os fornecedores de serviços ou de matéria prima com os quais você terá que contar e muito mais. Para saber mais a respeito, busque artigos relacionados a estes temas no Eticamark, no Mercadofin e no Promertra. Aqui mesmo, no Inforpem, ainda serão publicados muitos outros artigos sobre pesquisa de mercado.
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