terça-feira, 18 de novembro de 2014

Educação Corporativa: Muito Mais do que Qualificação de Mão de Obra


A ilustração (fonte: Arquivo Google)
resume os principais objetivos
da educação corporativa.
Se ainda há organizações
que não aplicam este sistema,
elas ainda não se adequaram
às exigências do mundo atual. 

Está se tornando cada vez mais difícil, se não impossível, administrar recursos humanos sem considerar a importância da educação corporativa. Não se trata simplesmente de uma forma de treinamento de funcionários ou de qualificação de mão de obra. A educação corporativa é muito mais do que isto, é uma prática coordenada de gestão de pessoas e de conhecimento orientada através de uma estratégia organizacional de longo prazo. Ela vem como alternativa para as empresas que atualmente necessitam que seus funcionários se incluam num contexto que destaca a importância das competências. Esse destaque leva em consideração a adoção de comportamentos independentes na busca de soluções de problemas ao mesmo tempo em que evidencia a importância da capacidade de cada funcionário para trabalhar em grupos, pensar e agir em sistemas interligados e assumir a responsabilidade no grupo.
Isto significa que, através da educação corporativa, é possível articular coerentemente as competências individuais e coletivas relacionando as práticas educacionais aos processos de inovação das empresas e à evolução do grau de competitividade de seus bens ou serviços. É um sistema ministrado por organizações conhecidas como "universidades corporativas" ou "universidades empresariais", que são instituições de ensino de níveis técnico e superior com graduação e pós graduação vinculadas a empresas privadas e públicas. As universidades corporativas oferecem cursos técnicos específicos para funcionários. Esses cursos são customizados de acordo com as políticas e estratégias da empresa, reduzindo custos de treinamento e formando mão de obra de forma mais rápida. 
As universidades corporativas não existem apenas para substituir os tradicionais departamentos de treinamento para gerar economia para a empresa. O processo de aprendizagem é programado de forma compatível com os interesses, objetivos e estratégias da empresa que promove a formação dos funcionários. A maioria dos cursos é oferecida através da internet (cursos "online"). É o campo de atuação da pedagogia empresarial. No Brasil, as universidades corporativas mais conhecidas são a Unicli (Universidade do Cliente), a Unibb (Universidade do Banco do Brasil) e as universidades da Petrobras e da Caixa Econômica Federal. Em termos internacionais, as da Shell Oil Corporation e da rede de hotéis Accor são consideradas as principais referências.

A educação corporativa facilita os trabalhos da administração

A universidade corporativa atua como elemento centralizador de soluções de aprendizagem para cada grupo de funcionários que ocupam determinados cargos e atuam em funções específicas. A redução de cursos em comparação com os dos tradicionais sistemas de treinamento ocorre devido à escala de contratação e à definição de padrões comuns para a atuação de consultores externos. 
O processo de globalização econômica mundial traz novos desafios aos administradores das empresas, e muitos deles estão relacionados às funções de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Isto obriga os administradores a assumir a responsabilidade de promover o aprendizado, a educação e o aprimoramento dos funcionários continuamente, tanto para atrair, promover e reter talentos como para gerenciar da melhor forma possível o capital intelectual.
O capital inicial é a junção de todos os tipos de informação transformados em conhecimento que se agrega aos conhecimentos que a pessoa já possui. Portanto, cabe à universidade corporativa promover uma forma de elevar a qualidade de aprendizagem em relação à que se verificava através dos processos tradicionais de treinamento. Isto é muito importante para viabilizar o desenvolvimento estratégico da empresa. 

O fim dos departamentos de treinamento

Tudo indica que dentro de poucos anos os departamentos de treinamento serão coisas do passado. Aos poucos eles estão tendo mudanças radicais para se adequarem às novas necessidades, e isto comprova que seu fim está próximo. Os velhos processos de treinamento estão sendo gradativamente substituídos por gestões de conhecimento, de capital intelectual. A mensuração ainda é o principal ativo das empresas, mas levando em consideração, cada vez mais, a importância da implementação de programas de ética.
Em outros artigos neste blog, será abordada a importância da psicologia e da pedagogia empresariais como  parceiras da ética para a realização de um programa ético. Neste, busco chamar a atenção do leitor para a importância da universidade corporativa como objetivo de ajudá-lo a perceber antecipadamente a importância da psicologia empresarial. 

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