segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ideias não tem donos.


Ideias guardadas não servem para coisa alguma
e são altamente perecíveis. 
Mesmo que
a ideia
tenha vindo de você,
qualquer outra pessoa
pode ser proprietária da prática. 



Você pode até não gostar disto, mas é assim que acontece. Se você tem um projeto guardado há meses, mas não o pratica, e outra pessoa já o colocou em prática, os direitos de autoria da prática são dessa pessoa. Ideias que permanecem guardadas não tem utilidade alguma. Elas ocorrem para serem transformadas em prática, e isto tem que acontecer o mais cedo possível.
Se você teve uma ideia, ela pode ser excelente, mas lembre-se que ao mesmo tempo outras pessoas podem estar tendo ideias semelhantes ou ainda melhores. Se você deixa sua ideia guardada para transformá-la em prática dentro de mais alguns dias, pode ser que muita gente já esteja fazendo isto agora. Portanto, você está perdendo seu tempo e sua ideia. Ou talvez você tenha revelado sua ideia a alguém e agora essa pessoa a está executando antes de você. Se isto estiver ocorrendo, você não poderá dizer que essa pessoa roubou sua ideia. Em primeiro lugar, não roubou, foi você quem a deu para ela. Em segundo lugar, uma ideia é uma coisa abstrata, imaterial, e por isto ninguém pode provar que é de fato o  o dono ou a dona dela.
A ideia não tem dono, mas a realização da ideia - isto é, a prática -  tem. A ideia é abstrata, mas a prática é concreta, perceptível, visível e muitas vezes até palpável. Portanto, se você teve uma ótima ideia hoje, trate de transformá-la em prática o quanto antes. Amanhã já poderá ser tarde demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário