quarta-feira, 11 de novembro de 2015

"Dicas" para as empresas usarem o telemarketing de maneira vantajosa.

A maioria das pessoas
se irrita
quando recebe esses telefonemas.
No entanto,

o telemarketing
pode ser realizado 
de maneira mais proveitosa
para os clientes
e para a empresa.


Com frequência, funcionários de empresas de telefonia ligam para residências com a intenção de oferecer a usuários produtos e serviços que poderão interessar aos clientes. O lado inconveniente disto é que os clientes poderão não se interessar pelo que lhes está sendo oferecido e, além disto, as pessoas que estão em casa poderão estar ocupadas, fazendo algo importante para elas, ou descansando, dedicando-se a outras pessoas da família, etc. A dona de casa que está cuidando de alguma coisa na cozinha ou em qualquer parte da casa, o estudante ou alguém que pretende participar de um concurso público e que está se preparando para uma prova, enfim alguém da família que está fazendo alguma coisa importante interrompe sua ocupação para atender à chamada por considerar que pode ser algo importante ou urgente, e aí ouvirá uma pessoa lhe oferecendo o que não lhe interessa, nem às outras pessoas da família. 
Há situações em que há recém nascidos nas residências, e aí o bebê, que pode estar dormindo, acorda assustado por causa do barulho do telefone, proveniente de uma chamada que não é importante para a família. Há também casos de idosos, pessoas doentes, etc., que precisam receber das outras pessoas da família atenções que são interrompidas pelas chamadas. Em outras palavras: seja durante o dia ou à noite, em qualquer horário, uma ligação telefônica dessas para as residências tem mais possibilidades de causar incômodos e aborrecimentos do que de satisfazer a desejos ou necessidades dos clientes. Essas coisas fazem com que a maioria das pessoas que poderiam ser potenciais clientes da empresa se afaste dela. Ao invés de se lembrar dela como a empresa que oferece aquilo que ela deseja, lembrar-se-ão dela como "aquela empresa chata que liga lá pra casa sempre nos momentos mais inconvenientes". O que fazer, então?

Há uma forma de usar o serviço de telemarketing de maneira bem mais proveitosa do que fazer os funcionários ligarem para as residências para tentar vender seja lá o que for. As empresas podem continuar investindo em propagandas comerciais através da televisão, do rádio, dos jornais, etc., e principalmente através da Internet. Cresce no país, assim como no mundo, o número de pessoas e de famílias que acessam a internet diariamente. As empresas podem e devem continuar divulgando seus produtos e serviços através da mídia (rádio, televisão, etc.) e, ao mesmo tempo, disponibilizar sites e blogs com informações sobre suas atividades. As pessoas interessadas em seus produtos e serviços os buscarão na internet e os encontrarão nesses sites e blogs.
Há também a vantajosa possibilidade, já muito usada por muitas empresas, de oferecer seus produtos e serviços através dos anúncios publicados em blogs como este. O retorno é muito maior e os preços que os anunciantes pagam é bem menor do que os gastos que fariam com telefonemas dados para tantas residências várias vezes por dia. Aí, sim, vem a vantagem do uso adequado do telemarketing. Quando os clientes se interessarem pelos anúncios que eles viram, procurarão o site da empresa para obter mais informações. No site, a empresa deve expor ao cliente um espaço do tipo "Fale Conosco", para que ele exponha o que deseja saber e, se desejar, exponha o número do telefone para receber contatos. Quando o funcionário do telemarketing ligar para essa pessoa, já não será mais um incômodo, pois ela já está aguardando o telefonema. 

Ilustração: Istoé

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